quinta-feira, 3 de março de 2011

Ave Maria Do Pantanal
                           Edson Carlos Contar

Nhá Maria, mãe de Jesus...
Obrigado pelo dia,
Pela lida, pela vida,
Pela bóia e o tereré...
Obrigado pelo abrigo,
Pelo peão que comigo
Vai em comitiva com fé.

Que vosso filho amado
Perdõe o alongado,
Um marruá tão sozinho...
Mandai um anjo arribador,
Em nome de Nosso Senhor,
Trazê-lo de volta ao ninho.
E que o irmão carvoteiro
Tenha Deus como ponteiro,
Para guiar seu caminho.

Peço também à Senhora,
Que proteja a passarada
E toda essa bicharada
Desse imenso Pantanal....
E que em nossos ranchinhos
Habitem vossos anjinhos
Nos protegendo do mal.

Abençoai o fazendeiro,
O peão de boiadeiro,
O cantador, o violeiro,
E também o visitante.
Que se preserve a vida,
Nos rios e nos corixos,
Seja na cheia ou vazante...

E quando do anjo lá em cima
O berrante eu escutar,
Vou pro outro paraíso,
Na comitiva do juízo,
Para sempre, descansar...

Levai ao Pai minha prece,
E dizei que a gente agradece,
A Ele que nunca esquece,
Desse bendito lugar.

Amém...

*´Vocabulário Pantaneiro:
Nhá: Senhora, Dona
Lida: Labuta, trabalho
Tereré: Mate com água fria
Comitiva: transporte do gado pela região
Alongado: Fugidio- que foge para o mato
Marruá: Gado que extravia e se torna selvagem
Arribador: Que vai atrás do gado extraviado
Carvoteiro: preguiçoso
Ponteiro: Peão que vai à frente da comitiva - Guia
 

3 comentários:

  1. "Tio" Edson: por meio do Rev Calvani entrei em contato com suas músicas, poesias e vim parar encantada aqui no seu Blog. NHÁ MARIA, MÃE DE JESUS me emocionou profundamente! Letra e música são belas e demonstram a sensibilidade de um coração cheio de Fé! A voz de quem canta é doce, agradável, meiga...Apropriadíssima para o que canta, pois nota-se que canta com o coração, fazedndo uma prece!
    Que o Pai de Amor e Mãe Maria o acompanhem sempre!
    Receba meu carinho, admiração e orações!
    Berenice Guedes

    ResponderExcluir
  2. Gostoso sentir a minha terra, a minha juveutude / mocidade daquí de longe. Parabens pelo blog!

    ResponderExcluir
  3. Pedido singelo à Maria, nossa mãe...Que Ela leve ao Pai nosso agradecimento pela vida e tudo que dela faz parte...

    ResponderExcluir