sexta-feira, 4 de março de 2011


EXPLICANDO: “OS DOIS MATO GROSSO”

                      Edson C Contar



De acordo com o tratado de Tordesilhas, toda esta região seria posse de Espanha e seríamos mais um País de língua espanhola ou parte do Paraguai.
Em 1822 foi criada a Província de Mato Grosso.
Já naquela época as primeiras tentativas de dividir o extenso terrirório que ocupava a província foram sufocadas.
Daí por diante, inúmeros projetos e estudos foram feitos.
Em 1849, o memorial orgânico do Barão de Varnhagem, criava no sul da Província de Mato Grosso, uma divisão autônoma denominada “Departamento de Camapuã”...
Outras tentativas ocorreram em 1870 (Tavares Bastos), cujo projeto dividia o Mato Grosso em cinco unidades, ficando a região do, hoje, Mato Grosso do Sul ,com a denominação Alto Paraná.
Em 1880, Fausto de Souza apresenta a tese sobre divisão territorial do Brasil na qual seriam criadas sete unidades e, a nossa denominação seria “Província de Amambáy” com Capital na Vila de Miranda..
Na primeira década do século XX, recomeçam os movimentos (agora, políticos), cujo auge acontece durante a “revolução constitucionalista” em 1932, quando o sul do Estado de Mato Grosso aderiu ao movimento paulista, contrariando a região norte que abraçou a causa federalista.
Desse rompimento, criou-se aqui no sul um Estado independente que foi denominado “Maracajú”, tendo como capital Campo Grande...
Com a derrota dos paulistas, desfez-se o sonho sulista e voltou tudo ao que era antes, no quartel de Abrantes...

Somente em 1977, O Presidente Geisel, assinou a lei que criava oficialmente o Mato Grosso do Sul, com base em estudos encomendados a diversos órgãos do governo que reconheciam a dificuldade de se governar o extenso território de Mato Grosso, observando-se a total disparidade cultural e econômica das duas regiões.
Para se ter uma idéia, o sul que hoje forma o Mato Grosso do Sul, tem seus costumes e sua cultura influenciada nos modelos paulista, paranaense, mineiro e com traços muito fortes do Paraguai.
Já o Mato Grosso remanescente é voltado a amazonia, dono de uma secular e rica cultura que o diferencia e identifica.
Há que se registrar que, os nascidos antes da instalação do novo Estado (1979), são mato-grossesnses- como é o caso deste locutor que vos fala- e os posteriores sim, sul-mato-grossenses.
Apegados a velha rixa dos tempos do divisionismo, os mais antigos e reticentes se auto denominam “mato-grossenses do sul”.
Hoje, os dois Estados, tornaram-se mais fortes e desenvolvidos provando que a divisão era um imperativo para a ocupação e desenvolvimento do todo.
Nasci mato-grossense..."Estou" sul-mato-grossense!
Coisas da geografia...
O importante é que a midia entenda de uma vez por todas que somos dois Estados: Mato Grosso (com capital em Cuiabá) e o nosso Mato Grosso do Sul (capital, Campo Grande), evitando assim a confusão que ainda existe na identificação dos dois Estados.

7 comentários:

  1. Essa é a nossa histótia Edson...bela narrativa!

    ResponderExcluir
  2. Edson, estou aqui embevecida por tanto carinho de um filho amoroso dessa terra abençoada!
    Também faço parte dessa história. Seu blog é tudo de bom. Parabéns moço, quando eu crescer quero ser igual a você!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pela bela e minuciosa explanação a respeito da divisão do mosso querido Mato Grosso do Sul,fiquei maravilhado!!! parabens!!

    ResponderExcluir
  4. "NASCI MATO-GROSSENSE E "ESTOU" SUL-MATOGROSSENSE...". EDSON AMIGO, VC É ÚNICO!
    NOSSAS DECLARAÇÕES DE AMOR A NOSSA TERRA NOS TORNAM MAIS FELIZES, E COM A CONSCIÊNCIA DE MISSÃO CUMPRIDA: A DE MOSTRAR QUE MAIS CONTERRÂNEOS POSSAM TAMBÉM ABRIR SEUS CORAÇÕES!
    ABRAÇO GRANDE

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo belo texto, amigo Edson. Entretanto, como a própria história conta, em nenhum momento os movimentos divisionistas pretenderam nomear o novo estado por "Mato Grosso do Sul". Inclusive, quando da divisão em 77, o estado era pra se chamar Campo Grande, porém, algumas pessoas, vestidas de um tradicionalismo que considero tolo - visto a total diferença entre os dois estado, que o amigo muito bem relatou -, foram aos militares e pediram a mudança para esse nome confuso, errado e que nos remete à insignificância. Precisamos de identidade, urgente! Precisamos ter a coragem de consertar o erro. Precisamos nos separar de fato. Precisamos mudar o nome do estado.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns amigo Panta..muita satisfação de ler seu texto lindo...

    ResponderExcluir
  7. É SEMPRE UM PRAZER VER E OUVIR EDSON CONTAR, UM INTELECTUAL COMPLETO, CULTO, DE ESTILO ÚNICO, POR ISSO AQUI ESTÁ NO LUZ DO SOL....
    BENVINDO SEJA AMIGO!!!

    ResponderExcluir